15.8.06

>> Ingestão da dose máxima diária de Tylenol permitida pode causar danos ao fígado.

Quem nunca ouviu aquela expressão que diz que tudo que é demais faz mal? Sem fugir desse paradigma, pesquisadores norte-americanos realizaram estudos com 106 pacientes que usaram doses máximas do analgésico Tylenol durante duas semanas. Ao final dos testes, uma parte dos integrantes desse grupo apresentarou sinais de anomalia no fígado.

O estudo, publicado nesta semana no Journal of the American Medical Association (jama.ama-assn.org), dividiu os pacientes em dois grupos para análise: um com participantes que tomaram quatro gramas diárias do medicamento (a dose máxima indicada) e outro, composto por 39 pessoas que tomaram pílulas falsas, os chamados placebos.

Quase 40% dos pacientes que ingeriram a quantidade máxima de Tylenol apresentaram, em testes clínicos, resultados que indicariam dano ao fígado. Já, entre o grupo que tomou placebos, não foram constatados problemas no órgão. A pesquisa englobou um número pequeno de participantes, por isso não é conclusiva. Um dos autores desse estudo, Neil Kaplowitz, da Universidade do Sul da Califórnia, explica que o Tylenol é uma droga com uma janela de segurança bastante estreita: “Eu pediria que o público não ultrapassasse quatro gramas por dia do remédio”.

Outra recomendação de Kaplowitz é que as pessoas que bebem demais não devem tomar mais de dois gramas diários do medicamento. A dose máxima do analgésico paracetamol contida em cada comprimido à venda no Brasil é 750 miligramas. Porém, para Paul Watkins, da Universidade da Carolina do Norte, também autor da pesquisa, os resultados não deveriam causar muita preocupação. Segundo ele, o paracetamol, ingrediente ativo do Tylenol, é usado há mais de 50 anos com segurança.

Nenhum comentário: