RIO DE JANEIRO (Reuters) - Em ritmo de campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, afirmou nesta segunda-feira que considera o modelo brasileiro do Sistema Único de Saúde (SUS) bem-sucedido, o qual deveria ser copiado por outros países em desenvolvimento para melhorar as condições de vida da população.
"Aperfeiçoá-lo sim, acabá-lo jamais", discursou Lula durante a abertura do 8o Congresso de Saúde Coletiva e 11o Congresso de Mundial de Saúde Pública.
"O que nós podemos (fazer) é levar o modelo implantado no Brasil, que esta dando certo (...) Não creio em modelo acabado. Mas, como anteprojeto, um esboço para que os países ricos ajudem a implantar sistemas como esse pelas nações pobres, e aí sim estaremos salvando milhões de vidas no planeta", disse Lula.
Durante seu discurso para cerca de mil participantes do congresso, o presidente lembrou ainda que, como deputado federal em 1988, participou do Congresso Constituinte que idealizou a criação dos SUS.
Lula acrescentou que, na época, o projeto recebeu muitas críticas, mas, hoje, é reconhecido até pelos seus opositores.
Apesar de a campanha eleitoral estar ainda relativamente no início, Lula antecipou que será "um peregrino" pelo mundo para convencer os países ricos a colaborar na melhoria das condições de saúde dos países pobres.
"Vocês podem ter a certeza de que vou ser um peregrino por esse mundo afora, pedindo aos governantes que não permitam mais que os países pobres vejam seus filhos morrerem porque não podem ter acesso aos remédios caros produzidos pelos laboratórios (dos países ricos). Esse não é um problema econômico, é (um problema) eminentemente político e está, portanto, em nossas mãos", discursou Lula.
Para ele, ou ricos abrem mão de alguma coisa que acumularam ao longo de anos e anos e fazem um gesto de solidariedade, ou daqui a 30 anos "os nossos filhos estarão reunidos em outro congresso lembrando a falta de investimentos feita a tempo".
Lula afirmou ainda que as condições da saúde no Brasil melhoraram, mas reconheceu que precisam avançar ainda mais.
"Se nós fizemos muito, ainda assim fizemos pouco em função de uma dívida acumulada ao longo de décadas e décadas", acrescentou.
23.8.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O Lula é uma piada. Falar que o SUS é bom, tá brincando comigo. ajudar as pessoas ajuda até, mas você tem que implorar pra ser atendido, a falta de médicos, aparelhos, pessoas morrem na fila.
O Lula acha isso um modelo de atendimento público??? Só se for pra ele.
O SUS só serve de modelo pra países em desenvolvimento, se for pros países africanos e muitos outros que a gente vê na TV, onde não há nenhum hospital apenas médicos voluntários que pouco podem fazer.
Acorda Lula, se for pra falar besteira, melhor não falar nada.
Lula se for pra falar besteira nem abre a boca!
é vergonhoso o estado que se encontra o SUS no Brasil e ele tem a cara de pau de fala uma coisa dessas! como pode ser tão ignorante!
Postar um comentário